Nossos produtos compartilham a característica essencial de controlar. São a ponte entre o ser humano e a máquina, melhorando equipamentos importantes para o nosso dia a dia. Mas, da onde eles vieram?
Os primeiros controladores foram criados ainda no século passado. Quem deu início a essa ideia foi o matemático e engenheiro James Watt que projetou um regulador centrífugo para controlar a velocidade das máquinas a vapor. No começo, os controladores eram totalmente manuais. Mas, nos anos 30, já surgiram os controles proporcionais e os registradores gráficos montados em campo. Logo depois, foram criados os controladores de ganho ajustável, para atender a necessidade de transmitir informações para um centro de controle industrial.
A grande evolução dos sensores e controle digital direto ou direct digital control (DDC) ocorreu nos anos 60, bem como o aparecimento dos primeiros controladores programáveis para substituir os quadros de comando elétricos nas indústrias automotivas. E por fim, na década de 70, com o uso dos microprocessadores, os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) ou Programmable Logic Controller (PLC) passaram a ser usados em várias aplicações para automação de processos industriais e não industriais.